quarta-feira, junho 25, 2008

recordar é viver

como disse no post anterior, há algum tempo tenho utilizado preferencialmente o metrô, ao invés dos ônibus. diante do imbróglio envolvendo o meu cartão pré-pago - o qual ainda não foi resolvido e tampouco houve um retorno da parte do metrô rio -, resolvi voltar a optar pelo ônibus como meio de transporte coletivo principal. para ser sincero, a resolução passou a funcionar na noite de ontem, visto que durante a manhã perdi a hora e tive que ir até a estação do metrô, adquirir um bilhete e viajar calado.

assim, no início da noite passada, caminhando pela rua da quitanda em direção à avenida presidente vargas enxerguei, ainda distante um quarteirão, os três números que indicavam o caminho de casa. corri e peguei-o ainda no ponto. nem bem entro e percebo o vendedor de balas na frente da roleta. este, ao contrário dos prolixos e animados showmen que estamos acostumado, só conseguia dizer quatro palavras:

"três jujubas um real! três jujubas um real! três jujubas um real! três jujubas um real!"

parava uns segundos e começava novamente, a mesma ladainha. o vendedor continuou por alguns instantes, vendeu alguns pacotes e desceu logo adiante.

aproveitei a oportunidade para abrir um livro e comecei a lê-lo calmamente. dois pontos adiante entra uma turma ruidosa, usando uniforme da "casa do biscoito", ou algo do gênero. para piorar, um indivíduo senta no banco de trás e começa a resmungar uma letra qualquer de canção. páro. tento me concentrar novamente. recomeço a leitura e o companheiro começa a assoviar a maldita canção. assim prosseguimos, ininterruptamente, por quase todo o trajeto pelo centro e pela praia do flamengo, onde ele decide conversar com as pessoas sentadas no banco ao lado, fazendo uma tremenda algazarra.

o trânsito está ruim na praia de botafogo e muita gente decide descer ali mesmo. seguindo o fluxo contrário das pessoas no coletivo, sobe outro vendedor de balas. dessa vez, além das balas você ganha uma mensagem bíblica e, naturalmente, além da propaganda você ganha a pregação. "deus abençoe a quem comprou e a quem não comprou também". chega o meu ponto e desço. amém.

hoje de manhã fui de metrô.

-----

Nenhum comentário: