segunda-feira, abril 07, 2003

A oitava arte

Uma das grandes maravilhas de se andar de ônibus é poder apreciar, com o devido cuidado, as belas placas, anúncios e outdoors que inundam a nossa cidade. Hoje tive o privilégio de ver o anúncio de instalação de "WINDOW FILM PROFICIONAL" na av. Catalão. Mas, erros de português acabam sendo o de menos, não é? Já estou cansado de ver "DIVERÇÕES ELETRÔNICAS", "CONCERTOS DE ELETRODOMÉSTICOS" e outras coisinhas por aí. E, sei lá, até hoje não sabemos se o bairro se chama Nova Suíça ou Nova Suíssa, pois ambas as grafias são encontradas nos nossos coletivos. O que me motivou a escrever este post, entretanto, foi um outdoor específico: "RENOAR, soluções em ar-condicionado". Não sei se o trocadilho infame foi proposital. De qualquer maneira, a minha condição de engenheiro mecânico com habilitação em engenharia térmica me faz torcer para que seja. Afinal, cinco anos de trabalho diário nessa área são mais do que suficientes para perceber que lidamos com uma forma de arte.

domingo, abril 06, 2003

Duas cenas distintas:

1. Sexta-feira, estou parado em frente ao ponto do 9502 na rua Pouso Alegre. Enquanto espero o ônibus aprecio o cartaz da bala POCKET, a bala de bolso (?????) da Freegels. Eis que surge, entre os carros, o meu ônibus. Faço sinal e o motorista vem reduzindo a velocidade e fazendo um sinal de que, logo atrás, vem um ônibus vazio. De fato, espero um pouco e logo ele surge, para meu espanto e alegria. Foi uma boa maneira de começar o dia. Gentileza é uma coisa bacana.

2. Sábado à tarde, ponto da rua Jacuí, a paradeira tradicional de Belo Horizonte. Uns dez metros à frente do ponto um par de garotas neo-hippies conversa. O 1502 aponta na esquina e elas fazem sinal. O ônibus, é claro, pára longe do ponto e abre as portas. Meu ônibus, que vinha logo atrás, ultrapassa o 1502 e passa voando pelo ponto, com o motorista fingindo não ver o palhaço aqui balançando o braço. O cara tem então uma crise de consciência e pára uns 20 metros depois, os quais percorro correndo. Dois pesos duas medidas, tá certo.