sexta-feira, setembro 03, 2010

Está dada a largada!

Com as modificações implementadas pelo Metrô Rio no fim de 2009 fazendo com que a linha 2 circulasse até a estação Botafogo, a quantidade de pessoas que circulam por esta estação em horários de pico aumentou extraordinariamente. Pode não ter sido a melhor solução de engenharia, mas me parece que os usuários dos serviços da linha 2 estão satisfeitos.

Hoje, no final da tarde, estava de pé na plataforma de embarque naquela estação aguardando uma composição quando o trem cujo destino final era a Pavuna chegou. O veículo chega vazio, e centenas de pessoas começam a se aglomerar dos dois lados da plataforma enquanto ele estaciona. Trem parado, passam-se alguns segundos de expectativa e as portas se abrem, todos correm freneticamente em direção aos bancos vazios, disputando os lugares.

Enquanto aguardo do lado de fora, vejo quatro mulheres correndo em direção aos bancos vazios que ficam dispostos em linha, de costas para uma das janelas do vagão. Todas se atiram ao mesmo tempo e, dado o porte físico avantajado de todas elas e a disponibilidade de apenas 3 assentos, uma delas, que havia ficado no meio, é espremida e cuspida pra cima, caindo no colo das outras três tal qual um daqueles experimentos didáticos sobre colisões nas aulas de física no segundo grau.

Um moleque que ficara do lado de fora se agacha e começa a rir. Olha pra trás e me diz:

- Tu viu isso? - e continua a gargalhar com as mãos na barriga.

O clima de sexta-feira, véspera de feriadão, acalma o ânimo das pessoas e as coisas voltam ao normal no vagão. Embarco e seguimos adiante.